sábado, 21 de janeiro de 2012

Rap e Calipso

Com base em alguns textos e nas características da Industria Cultural, podemos dizer que nos tempos de hoje as coisas andam bem equilibradas referente ao mundo musical.
O brega paraense com seu ritmo contagiante, letras fáceis de serem decoradas e que não necessita de algum tipo de reflexão. É mais fácil de entrar na industria cultural, pela simples razão de não seguir uma ideologia e de lucro mais rápido.
Por volta dos anos 90 o número de Rappers eram pouquíssimos (Racionais e Rappin Hood um dos mais conhecidos da época), com seu ritmo pesado, letras difíceis de serem decoradas e que exige uma reflexão sobre elas. O Rap segue uma ideologia (característica do próprio grupo social).
A Industria Cultural não se apega em pontos ideológicos, de princípios ou que tipo de conteúdo será passado. Eles procuram produtos que geram retornos rápidos e que atinge o publico massa, publico elite ou o publico em geral.
Falando sobre esse assunto nos dias de hoje, o Rap está sendo mais aceito por todos (mais pelos jovens). Antes se podia definir como música do gueto, favelados e que criticavam o sistema. Hoje o Rap é Universitário onde se aborda vários tipos de temas.
No meio da Industria Cultural o foco é sempre se atualizar e gerar lucro. Mesmo que o produto não tenha nenhum conteúdo.     

Nenhum comentário: